Estás na noite, os teus amigos estão bem-dispostos, levas o carro, a noite promete. Está tudo preparado para a diversão, seguem-se sugestões de onde irão curtir a noite. O bar da esquina, a discoteca que fica a 20 km. Optam pelos dois. Já estão no bar, pedes uma bebida apesar de ires conduzir. Não há-de fazer mal. Seguem as conversas, o barman serve-te outra. Vai uma ida à pista. O calor aperta, beber parece ser necessário e há uma happy-hour de shots. Bebes um e a seguir a bebida fresca. A diversão continua. Vão para a disco. Altas horas mas a noite vai a meio. A namorada está à tua espera, aceleras. A estrada tem muitas curvas. Estás agitado e de repente as mãos atrapalham-se, a vista fica turva, o carro perdeu o controlo (ou terás sido tu?). O acidente acontece e já é tarde demais para voltar atrás. Resta uma pergunta: Vais querer perder o resto da tua vida?
Não deixes que o álcool te conduza a situações perigosas. Queremos acreditar que vais saber dizer não ao álcool e ajudar-nos a mudar os comportamentos de risco no consumo de álcool.
Sabias que a maior causa de morte dos jovens são acidentes de viação? O álcool é uma droga e é responsável pela maioria de acidentes de viação, depressão, violência, entre outros problemas. Estudos mostram que a única taxa de alcoolemia aceitável para conduzir deverá ser 0,0 g/l.
Só um copinho não faz mal. Mas será que não faz mesmo? Quando o álcool atinge o cérebro são afetadas capacidades sensoriais, percetivas, cognitivas e motoras. Mesmo com pouca concentração de álcool no sangue, estás a duplicar o risco de acidente na condução.
Será que sabes mesmo qual é o teu ponto de tolerância? Julgas conhecer o ponto de \"tolerância\" ao álcool e resistes a qualquer opinião contrária? Estudos demonstram que quando se admite que se está a chegar ao \"ponto crítico\" há muito que esse já foi ultrapassado.
Passares esta mensagem faz de ti um condutor prevenido, atento e sóbrio. Não deixes que o álcool conduza por ti e lembra-te que o essencial para te divertires é primeiramente, estares vivo.
Como será que a Bárbara Elias conduz a sua vida?
QUIZ ÁLCOOL
Quão prejudicial pode ser o Álcool na condução?
Nós sabemos que tu sabes que não deves conduzir sob o efeito do álcool, mas o que nós queremos saber é se o fazes. Porque se o fazes não estás por dentro do perigo que é conduzir com álcool no sangue. Este é o quiz que te vai meter a pensar e na próxima vez que saíres não há razão alguma para correres o risco de se perder uma vida.
QUAL DAS SEGUINTES AFIRMAÇÕES É CORRETA?
a)
O álcool não tem qualquer efeito sobre a tua capacidade de condução.
b)
O álcool faz-te reagir mais rapidamente aos perigos.
c)
O álcool faz-te reagir mais lentamente aos perigos.